A chegada do rock no Brasil

Bill Haley & His Comets foram responsáveis pela chegada oficial do rock no Brasil, em fins de 1955, com a música Rock Around the Clock. O ritmo tinha tudo a ver com a euforia social da época, já que o presidente Juscelino Kubitscheck prometeu modernizar o Brasil e fazê-lo crescer 50 anos em 5 com o Plano de Metas, ajudando a criar a aura dos anos dourados. O vídeo abaixo mostra um pouco do estilo e da dança da época.



Em 24 de outubro de 1955, a cantora Nora Ney gravou pela Continental, em inglês, sua versão para o sucesso de Bill Haley, que passou a se chamar Ronda das Horas. Este foi o primeiro rock gravado no Brasil. Já o primeiro composto por brasileiro em português foi Rock´n´roll em Copacabana, em janeiro de 1957, de autoria de Miguel Gustavo e interpretação de Cauby Peixoto, gravado pela RCA. Vejam que estilo!!



Na época, a revista O Cruzeiro começou a apresentar fotos dos jovens atores “rebeldes” Marlon Brando e James Dean e dos cantores Elvis Presley e Paul Anka, entre outros, que eram imitados na maneira de se vestir, comportar e dançar. As meninas suspiravam...

Elvis Presley
James Dean

Paul Anka
 
Apesar da chegada do rock, em 1957 não existiam intérpretes exclusivamente do estilo, mas sim cantores populares que também cantavam rock, como Cauby Peixoto, Agostinho dos Santos, Lana Bitencourt e Nora Ney.
Em 1958, Bill Haley & His Comets vieram se apresentar no Teatro Paramont, em um evento organizado pela rádio e TV Record. No mesmo ano, surgiram os primeiros ídolos da juventude brasileira: Celly e Tony Campello, jovens irmãos de Taubaté, São Paulo.
Celly, a “namoradinha do Brasil”, é considerada a primeira grande estrela do movimento musical jovem iniciado na década de 1950. Seu diferencial foi não ter nada do estilo rebelde que tanto associavam ao rock: ela não falava palavrões, não fumava e tampouco bebia.
Estúpido Cupido, de 1959, foi seu primeiro grande sucesso, versão de Fred Jorge para Stupid Cupid, de Neil Sedaka e Howard Greenfield. Do seu irmão, Tony, o destaque foi a canção Boogie do Bebê, a mais vendida de sua carreira. Ainda no mesmo ano, surgiu Crush em Hi-Fi, na TV Record, o primeiro programa de rock em São Paulo, com os irmãos Campello, que durou até 1962. Outros músicos de destaque em São Paulo foram Betinho e Seu Conjunto, com Enrolando o Rock; e Carlos Gonzaga, com Diana.




Na verdade, o rock´n´roll pegou força no Brasil a partir da década de 60, com a Jovem Guarda, quando começaram a surgir músicos jovens que tocavam exclusivamente o ritmo e programas de rádio e televisão que abriram portas para apresentações ao vivo, com direito a plateia, como os do animador Antônio Aguillar, que passou por diversas emissoras, como Globo e Record.